Pará de Minas * Minas Gerais

160 Anos de Emancipação do Município de Pará de Minas

Pará de Minas Meu Paraíso

Pará de Minas 160 Anos de Emancipação Político-Administrativa do Município

Só Jesus Tem Poder Para Transformar

Só Jesus Tem Poder Para Transformar

Pará de Minas Tem Jeito Jesus Cristo

Histórico de Pará de Minas




Àrea Central de Pará de Minas ***
Pará de Minas, localizada na região centro-oeste mineira, foi elevada à categoria de Vila de Nossa Senhora da Piedade do Pará em 20 de setembro de 1859, quando se desligou do município de Pitangui. Em 1877 foi elevada à categoria de cidade, passando a chamar-se Cidade do Pará. Por força da Lei nº 806, de 22 de setembro de 1921, passou a denominar-se Pará de Minas e deve seu nome ao maior rio do município o Rio Pará. O topônimo "Pará" significa rio volumoso, o colecionador de águas, e "de Minas", apenas um aditivo a distinguir o município mineiro do Estado do Pará. Situada em local estratégico, pode ser acessada por duas Rodovias Federais que convergem diretamente para a cidade: BR-262 e BR-352, e também pelas Rodovias Estaduais: MG-431 e MG-060. Distante da capital em apenas 70 Km.
Contamos com 08 estabelecimentos bancários, 01 emissora de televisão e 13 repetidoras, 04 estações de rádio AM/FM, 02 jornais locais, 63 escolas das redes municipal, estadual e particular, 01 faculdade e várias escolas de idiomas. Na área 
da educação técnica, possuímos uma moderníssima escola profissionalizante do SENAI e um colégio técnico de nível médio, que mantém parceria com o SEBRAE. A microrregião de Pará de Minas é uma das microrregiões do Estado de Minas Gerais pertencente à mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, e está dividida em cinco municípios. Possui uma área total de 1.765,830 km².
Municípios
Florestal
Onça de Pitangui
Pará de Minas
Pitangui
São José da Varginha